5º DOMINGO DA PÁSCOA

O evangelho de hoje fala sobre o novo mandamento. Este é o mandamento do amor que Jesus Cristo nos deu. No entanto, quando olhamos para os nossos próprios desejos e desejos de outras pessoas, é fácil notar que cada pessoa, não apenas os jovens, mas também uma criança e uma pessoa idosa, desejam e buscam o amor. Portanto, podemos dizer que este mandamento já estivesse inscrito na natureza do ser humano e ninguém precisa ser ordenado para amar.

Por que Jesus diz que esse mandamento de amor é o “novo mandamento”?

No mandamento que Jesus deu, o novo elemento não é “amar uns aos outros”, mas “como eu amei você”.

Apesar do fato de que o homem deseja amor, ele realmente não sabe o que é esse amor. Há pessoas que, até certo ponto, conhecem o amor em sua família, mas a grande maioria das pessoas aprende a respeito do amor nos romances, revistas, filmes e música. No entanto, quando elas tentam implementar esse ensinamento, descobrem dolorosamente que, na realidade, não é o amor que desejam em seus corações.

Jesus não apenas ensinou o que é o amor, mas na sua vida Ele sempre se guiou com amor. Portanto, para saber o que é o amor verdadeiro, precisamos conhecer Jesus.

O amor que Jesus mostrou é um grande mistério. Portanto, é impossível descrevê-lo mesmo em um trabalho científico muito extenso. No entanto, com base na vida de Jesus, podemos ver facilmente algumas das características do amor verdadeiro.

A vida de Jesus foi caracterizada acima de tudo pelo fato de que Jesus ajudou de diferentes maneiras as pessoas. Ele fez o bem que as pessoas mais precisavam. Ele serviu homens. Com base nisso, podemos dizer que amar a outra pessoa significa fazer o bem para a outra pessoa, significa servir a outra pessoa.

Jesus fez bem não apenas quando as pessoas agradeceram ou louvaram a Ele por isso, mas também quando as pessoas o criticaram e o perseguiram. Ele fez o bem não só para aqueles que eram bons para Ele, mas também para aqueles que tentaram machucá-lo, e mesmo aqueles que o pregaram na cruz. Dessa forma, Jesus mostrou que o amor verdadeiro é incondicional. O amor não conta lucros e perdas, mas é generoso para todos, tanto para aqueles que apreciam e respeitam este dom de amar, como para aqueles que são ingratos por este dom ou que o desperdiçam completamente.

Com sua morte na cruz, Jesus também mostrou que um homem sacrifica por um amado não apenas seu tempo, energia, habilidades e bens materiais, mas também sua própria vida. Por esta razão, podemos dizer que o amor é o sacrifício de si mesmo para outra pessoa, é fazer de sua vida um dom para essa pessoa.

Certamente Jesus sofreu e morreu na cruz, porque foi fiel ao amor pela humanidade até o fim. No entanto, a vida de Jesus não terminou na cruz. Jesus ressuscitou e nunca mais verá a morte. Dessa forma, Jesus nos mostrou que o amor verdadeiro, apesar de poder ser acompanhado pelo sofrimento e até a morte, é mais forte que todo sofrimento e morte. O amor leva à vida eterna.

Ao dar o novo mandamento do amor, Jesus pede que esse amor seja mútuo.

Se o amor é mútuo, ele conecta essas pessoas com um vínculo mais forte que a morte e, por fim, leva à união de pessoas que se amam. Esta unidade é um estado de amor perfeito, ao mesmo tempo é a felicidade plena, é o ultimo objetivo da vida humana.

Deus ama cada homem com o amor que Jesus nos revelou e deseja o amor de todos. Porque Deus não apenas ama, mas é Amor, todo amor verdadeiro é um dom de Deus. Um homem que aceitou esse dom e vive em amor está respondendo ao desejo de Deus.

Por esta razão, mesmo quando a outra pessoa não retribui nosso amor com seu amor, nosso amor não é sem sentido, porque é a nossa resposta ao amor de Deus e nos leva à união com Deus e a todos aqueles que através do amor se unirão a Deus.

Rezamos para que mais e mais pessoas abram seus corações ao maior dom de Deus, que é o amor.

Vamos também rezar para que as pessoas que recebem este dom, o compartilhem com outras pessoas e assim aproximem-se a perfeita união com Deus e com todas as pessoas que aceitarão de Deus a vida eterna.

Please follow and like us:
Pin Share

コメントを残す

RSS