25º Domingo do Tempo Comum (ano B)

Jesus nos mostra que atitude devemos tomar em relação ao sofrimento, mostra-nos o que devemos fazer quando nos encontrarmos sofrimento.

A principal atividade de Jesus era curar as pessoas, libertá-las de vários sofrimentos e problemas. Jesus repetidamente evitou a perseguição e instruiu os Apóstolos que, em caso de perseguição, eles fugiriam para outra cidade. Assim, Jesus nos ensina que o sofrimento não vem de Deus, que Deus não quer sofrimento. Ele nos instruiu que lutaríamos contra o sofrimento, que ajudaríamos pessoas que sofrem e evitaríamos o sofrimento de nós mesmos.

No entanto, evitar o sofrimento não é a coisa mais importante para Jesus, não é o propósito da vida. Em outro lugar, Jesus ensina seus discípulos a tomar sua cruz, isto é, receber sofrimento. Ele também levou a cruz pessoalmente e aceitou o sofrimento. Jesus ensinou os discípulos que a perseguição, ou sofrimento injusto, poderia ser uma oportunidade para testemunhar. Além disso, experimentando grande sofrimento, quando ele foi pregado na cruz, ele fez o maior testemunho de lealdade a Deus e, da maneira mais perfeita, mostrou o amor de Deus. Através do sofrimento Jesus realizou o trabalho da salvação do homem.

Dessa forma, Jesus mostrou que a luta contra o sofrimento, embora importante na vida, não é a coisa mais importante. A coisa mais importante na vida é ser fiel ao amor. Então, se o amor acompanha o sofrimento, não devemos desistir do amor para evitar o sofrimento, mas devemos aceitar o sofrimento para sermos fiéis ao amor.

Jesus mostrou nós também que se aceitarmos o sofrimento por amor a Deus ou ao homem, isto é, se aceitarmos o sofrimento para o bem de uma pessoa amada ou fidelidade a essa pessoa, se também mantivermos nossa confiança em Deus, experimentaremos um grande milagre. Esse sofrimento, que é mal em si mesmo, será transformado em um grande bem. Nosso relacionamento com Deus, que é a única condição de felicidade verdadeiro, será aprofundado, e nós mesmos nos tornaremos colaboradores de Jesus no cumprimento do Reino de Deus, no qual não haverá mais injustiça, nem doença, nem sofrimento, nem morte.

Vamos rezar pela chegada iminente do Reino de Deus. Rezamos pelo forca necessária para que possamos cooperar com Jesus na realização deste Reino.

コメントを残す