20º Domingo do Tempo Comum – ano B (J6,51-58)

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.” Jo6, 54-56

Receber a Sagrada Comunhão, isto é receber o Corpo de Jesus em seu corpo, é uma comunhão física com Jesus. Na Eucaristia, Jesus Cristo se entrega a nós porque quer não apenas estar connosco, mas também quer estar unido connosco, quer se tornar um só corpo connosco. Ao nos oferecer o Seu Santo Corpo, Jesus expressa o Seu amor por cada um de nós.

Se em resposta ao amor de Jesus, amarmos Jesus e desejarmos de recebê-lo, mas também desejarmos de oferecer-nos a Ele e, finalmente, desejarmos de unir com Ele, recebendo a Sagrada Comunhão se torna uma expressão do esse desejo, se tornar uma verdadeira expressão do nosso amor por Jesus.

De fato, somente recebendo a Sagrada Comunhão com essa intenção é consistente com a intenção de Jesus de nos oferecer Seu Corpo. Somente essa comunhão corporal com Jesus aprofunda nosso relacionamento e leva à união perfeita.

Aceitar o Corpo de Jesus por qualquer motivo além de expressar seu desejo de se unir a Jesus é um engano. Isso é um engano, porque o desejo que expressamos recebendo o Corpo de Jesus, não é o nosso verdadeiro desejo, e o que é mais, através de tal falsa declaração de amor tentamos usar o Corpo de Jesus por algum outro propósito particular, diferente com intenção de Jesus.

Se esse engano é a resulta apenas da nossa ignorância, recebendo a Sagrada Comunhão não tem nenhum efeito em nossas vidas. No entanto, se esse engano é intenção, ele gradualmente fecha o coração humano para o amor de Deus, fere o vínculo, que já existe e pode levar a completa destruição do esse vinculo, quer dizer nos ficamos completamente separados de Jesus.

Para evitar esses perigos, antes de receber a Comunhão os sacerdotes rezam sempre com as  palavras seguintes: “Senhor Jesus Cristo, o vosso Corpo e o vosso Sangue que vou receber, não se tornem causa de juízo e condenação; mas por vossa bondade, sejam sustento e remédio para minha vida.” Talvez fosse bom os fiéis também disseram esta oração e ficaram mais conscientes o que estamos fazendo, que recebemos o Corpo do Cristo.

Please follow and like us:
Pin Share

コメントを残す

RSS