„Jesus tomou os pães e rendeu graças. Em seguida, distribuiu-os às pessoas que estavam sentadas, e igualmente dos peixes lhes deu quanto queriam.” São João, 6,11
Nós todos sabemos que Jesus tinha o poder de curar todas as doenças, o evangelho de hoje nos mostra que Jesus também tinha o poder de alimentar, com uma pequena quantidade de comida, grandes multidões de pessoas.
Se Jesus tem tanta força, por que há tantas pessoas doentes e famintas neste mundo? Por que Jesus não vai curar e alimentar todas as pessoas?
Para entender o significado dos milagres que Jesus realizou, devemos perceber que as pessoas curadas por Jesus estavam doentes novamente e morreram. No entanto, as pessoas alimentadas por Jesus estavam novamente com fome. Fazer milagres não era uma maneira de resolver problemas humanos. Jesus, mais do que ninguém, ciente dessa limitação de milagres, não usou seu poder para satisfazer desejos humanos, ou para resolver problemas humanos.
Para mostrar o significado de milagres, o evangelista João não chama esses atos de milagres, mas de sinais. Jesus fez esses sinais para nos revelar alguma verdade sobre Deus. Esses sinais nos mostram o que Deus é, qual é a atitude dele em relação ao homem, o que ele quer ou o que ele planeja para um ser humano. Em uma palavra, os milagres que eram sinais nos mostraram o amor de Deus.
Por que Jesus usou o poder dos milagres para revelar o amor de Deus ao homem?
Todos nós sabemos que o homem foi criado para participar do amor e da vida de Deus. Portanto, o homem só será feliz quando aceitar o amor de Deus e se unir a Deus com esse amor. Por essa razão, o homem não poderia viver feliz mesmo se todos os seus problemas terrenos, como doença, fome e outros sofrimentos, fossem repentinamente resolvidos milagrosamente. Jesus revelou o amor de Deus para atrair o homem a Deus para que o homem abrisse seu coração e aceitasse o amor de Deus.
Por sinal de multiplicação do pão, podemos saber que Deus não quer a fome do homem, nem impõe tal situação ao homem.
Por este sinal, Jesus também mostra que Deus tem o poder de satisfazer generosamente todas as nossas necessidades, e o que é mais, que Ele trabalha para satisfazer nossas necessidades.
Através deste sinal, Jesus nos dá a promessa de que Deus certamente satisfará todos os desejos do nosso coração, se abrirmos nossos corações, confiarmos em Deus e seguirmos a Sua Palavra.l
Este sinal, Jesus também mostra que ele é o Pão da Vida, que é através de Jesus que Deus nos dá sua vida e seu amor.
Agradecendo a Deus pelo dom do seu amor, rezemos para que possamos ser sempre fiéis ao amor de Deus, para que nós possamos nos tornar um sinal deste Amor, que mais e mais pessoas possam abrir seus corações e abraçar o amor de Deus que Jesus Cristo nos mostrou.