„Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão
e compadeceu-Se de toda aquela gente,
que eram como ovelhas sem pastor.
E começou a ensinar-lhes muitas coisas.”
Eu acho que pessoas de 2000 anos atrás estavam ansiosas para ouvir Jesus e agora também muitas pessoas estão ansiosas para ouvir Jesus, acima de tudo porque ele fala sobre o que todo homem desejam na profundeza de seus corações. Ou em outras palavras, porque Jesus nos ensina sobre o amor, que todos, sem exceção, desejam nas seus corações, as palavras de Jesus ressoam com os mais profundos desejos humanos.
Infelizmente, apesar do fato de que muitas pessoas estão ansiosas para ouvir Jesus, e além disso, apesar do fato de que muitas pessoas estão convencidas de que Jesus nos mostra toda a verdade sobre o amor, a maioria delas não consegue implementar esse ensinamento na sua vida. Algumas pessoas escolhem apenas os fragmentos dos ensinamentos de Jesus que são relativamente fáceis de praticar. Outros, no entanto, buscam outros mestres que também falam sobre amor, mas suas ensinamento é muito menos exigente do que ensinamento de Jesus. Essas buscas nem sempre são totalmente conscientes. No entanto, muitas pessoas, mesmo aquelas que se consideram cristãos, aprendem sobre o amor a partir de literatura, filmes, revistas, músicas e muitas outras fontes de fácil acesso, como a Internet e a televisão.
Sem dúvida, você pode encontrar livros ou filmes muito valiosos, que dizem a verdade sobre o amor. Infelizmente, no entanto, as fontes mais populares de pseudo-sabedoria sobre a vida muitas vezes confundem amor com egoísmo, alguma satisfação, gosto, prazer ou satisfação. Na verdade, eles não ensinam nada sobre amor, mas apenas fortalece os estereótipos errados. Quando as pessoas tentam implementar esses ensinamentos, elas experimentam uma enorme profissão, porque somente depois de aplicar esses ensinamentos descobrem que esse “amor” fácil e atraente não é realmente o que eles estavam procurando, não é o que eles desejavam em seus corações. Descobrem, que isso não é amor nenhum. Infelizmente, tal lição é frequentemente carregada de dano e sofrimento.
Talvez valha a pena olhar para a sua própria vida e se perguntar que modelo de amor você está colocando. Quem é seu mestre? Que fruto emite o ensinamento do amor, que você tenta praticar?
Jesus não apenas ensinou o amor de maneira teórica, mas acima de tudo ele viveu com amor e com sua própria vida, com suas próprias atitudes e ações, mostrou às pessoas o que é o amor verdadeiro. Portanto, se queremos conhecer o amor verdadeiro, precisamos conhecer Jesus, devemos conhecer seu ensinamento, mas também sua vida. Para este fim, seria bom ler os Evangelhos tentando ver em cada ato, em cada atitude e em cada palavra de Jesus, o que Ele nos ensina sobre o amor.
Por exemplo, da conduta de Jesus, que o Evangelho de hoje nos mostra, podemos tirar as seguintes conclusões. Amar uma pessoa significa convidá-la a participar de sua própria missão ou trabalho, em sua própria vida. Amar uma pessoa é confiar na pessoa, e para apoiar o seu crescimento, dar-lhe uma tarefa, ou uma certa responsabilidade. Amar outra pessoa significa escutar o que ela está dizendo e conhecer alegrias e tristezas dela, verdadeiros desejos e necessidades dela. Amar a outra pessoa também significa ajudar a satisfazer necessidades reais dela. Amar uma pessoa significa apreciar a bem da essa pessoa mais do que qualquer coisa material, mais do que os seus planos, ao invés de suas próprias necessidades.
Jesus não apenas nos mostra o que é o amor verdadeiro, mas também nos dá força para viver esse amor. Para este fim, ele convida cada um de nós a aceitar seu amor, a aceitar sua amizade.
Se respondermos a este convite e se ligarmos com Jesus com um vínculo de amor como os apóstolos e como os incontáveis discípulos de Jesus, vamos começar a nos tornar as pessoas como Jesus, pouco a pouco nós pensamos da mesma forma que ele pensou, vai dizer a mesma forma que ele disse, vamos agir da mesma forma que Jesus agiu. Nosso amor crescerá gradualmente até atingir a perfeição.
Oremos para que nós continuamente aprofundarmos nosso relacionamento com Jesus e, assim, crescermos no amor e cada vez mais ficarmos como Jesus.