15º DOMINGO DO TEMPO COMUM

„Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo, e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos. No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade, para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado.” Ef1,3-6

Palavras de São Paulo nos mostram o desejo de Deus, o Criador, mostram-nos o seu plano para cada ser humano. Porque Deus, antes de criar o mundo, amava cada ser humano e queria que ele existisse, podemos dizer que nenhum homem nasceu por acaso, que a existência de todo homem é sensata, que tem um objetivo e é valiosa.

Porque Deus ama todas as pessoas, ele quer dar a cada homem não só a sua vida, mas também o seu amor, ele quer fazer deste homem o seu filho e deste modo conectar-se com ele com um laço que durará por toda a eternidade. Para cumprir este desejo, Deus revela constantemente o seu amor para nós, dando-nos a sua bênção, ele constantemente nos convida a responder com amor ao seu amor.

Qualquer homem que acredita na verdade das palavras de São Paulo, saberá sua própria dignidade, ele também conhecerá a dignidade e a grandeza de outro homem. Portanto, toda pessoa que aceita essas palavras, muda sua atitude em relação a si mesma, mas também muda sua atitude em relação a outro ser humano.

Quanto o mundo mudaria, se todas as pessoas aceitassem essas palavras e vivessem de acordo com a verdade que elas mostram?

Na maioria dos casos, a causa dos problemas nas relações interpessoais, a causa da injustiça e crimes, a causa do pecado não é a má vontade do homem, mas a falta de conhecimento de sua própria dignidade, falta de auto-estima.

Um homem que não conhece sua própria dignidade se considera sem valor, considera-se indigno de amor ou mesmo o respeito de outras pessoas. Ao mesmo tempo, nas profundezas do seu coração, ele quer o amor da outra pessoa, porque foi criado para viver em amor.

Tudo o que tal pessoa faz, faz isso para ganhar o respeito ou o amor de outras pessoas, faz isso para conseguir algo que considera necessário para se tornar digno de respeito ou amor das outras pessoas. Se as pessoas cujo amor ou respeito ela tenta ganha, valorizam algo que só pode ser obtido por métodos desonestos, essa pessoa se torna desonesta. Se essas pessoas esperam dele algo que é mal, esse homem faz o mal.

Se este homem chega à conclusão de que ele não é de forma alguma capaz de se tornar uma pessoa digna de respeito ou amor de outras pessoas, ele se desespera e fica incapaz de fazer qualquer coisa, ou fica com raiva e inveja e faz o mal, somente para prejudicar outras pessoas, para se vingar daqueles que ele culpa por sua desgraça.

Se tal homem aprende seu valor e sua dignidade, e ainda mais, se ele experimenta a verdade de que já é amado, deixará de lutar por conquistar o respeito e o amor de outras pessoas. Por essa razão, os requisitos ou expectativas de outras pessoas deixam de governar sua vida. Tal homem não só parará de competir ou lutar contra outros por ganhar algum bem limitado ou alguma coisa que só parece ser bem, mas começará a compartilhar o bem já recebido, ele começará a fazer algo de bom verdadeiro para outras pessoas, ou seja, ele simplesmente amará.

Vamos orar para que nos tornemos mais conscientes do fato de que somos amados por Deus, que nos tornamos Seus filhos e filhas. Vamos também orar para que, através da vida digna dos filhos e filhas de Deus, mostremos aos outros a sua própria dignidade e valor, ajudando-os assim a abrir-se ao amor de Deus.

Please follow and like us:
Pin Share

コメントを残す

RSS